sábado, 28 de maio de 2016

Aplicativo de prevenção ao suicídio é destaque em premiação do Google



Tornar os meios de prevenção do suicídio mais acessível a todos os brasileiros e reduzir o alarmante número de 32 mortes por dia no país. Com esse sonho, o CVV, ONG que atua pela causa “prevenção do suicídio” há 54 anos, desenvolveu o projeto do aplicativo “CVV – Como Vai Você”, um dos dez finalistas do Google Impact Challenge Brazil.
O desafio promovido pelo Google busca empoderar as ONGs brasileiras e fomentar o uso criativo da tecnologia para promover verdadeiros impactos sociais.
José de Arimatéia, voluntário do CVV, explica que o aplicativo visa gerar facilidades tanto para quem busca o apoio emocional do CVV quanto para os cerca de 2.000 voluntários da organização.  
O interessado pode escolher se pretende conversar com o CVV gratuitamente por meio de voz ou texto pelo seu telefone celular utilizando o Wi-Fi ou internet móvel, e o voluntário igualmente pode realizar o atendimento de qualquer local com acesso à internet.
Quatro dos dez projetos finalistas receberão R$ 1,5 milhão para que se tornem realidade. Três serão indicados por votação popular pela internet até o dia 14 de junho e um quarto será indicado por júri nomeado pelo próprio Google.  

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Exemplo de solidariedade! Policial dá almoço e atenção a moradora de rua


O que você faria se trafegasse por uma estrada e visse alguém sentado à beira do caminho? O policial Lucas Bonin comprou duas refeições completas e voltou para conversar com a mulher, uma moradora de rua.
Quando Lynn Murphy avistou o carro da patrulha, pensou que a polícia ia retirá-la do local, mas foi surpreendida pela atitude do agente, que entregou uma refeição a ela.
Para tentar tranquilizar a mulher, que se diz mãe de quatro filhos, o agente sentou-se com ela, à beira da estrada e começou a conversar, enquanto os dois almoçavam.O policial nunca contou o que fez aos seus superiores. Porém, um viajante que passava no local registrou a cena e encaminhou à polícia local.
A foto foi parar na página do Facebook da Polícia estadual e teve mais de 132 mil curtidas e 49 mil compartilhamentos.O caso aconteceu em Massachusetts, nos EUA.
A resposta
“Sim, Trooper (agente de trânsito) Bonin, nós sabemos que você não quer ou espera publicidade”, escreveu a polícia do estado de Massachusetts em sua página oficial no Facebook.
“Nós sabemos que você não quer ser notado, mas você estava, e este departamento está orgulhoso de você. Nós te elogiamos pelo seu ato altruísta, e por “fazer a coisa certa” para alguém menos afortunado do que a maioria das pessoas”, disse o departamento de polícia na publicação.
Foto: Reprodução Facebook

Chuveiro permite tomar “banho demorado” gastando 10 litros de água




O princípio é o mesmo de outros chuveiros ecológicos: o reaproveitamento da água. Mas, com a diferença de que, em vez de reaproveitar a água para outros fins, como para acionar a descarga do vaso, o chuveiro Showerloop reaproveita a água para o próprio banho.
Segundo seus criadores, graças a essa tecnologia inovadora, a pessoa pode tomar banho por quanto tempo ela quiser com 10 litros de água. O segredo está no reaproveitamento da água, que passa por várias etapas de limpeza antes de escorrer pelo ralo.
Na primeira etapa, uma tela retém os fios de cabelo. Depois, a água passa por um filtro de microfibra, uma camada de areia, outra de carvão ativado, que eliminam as partículas de sabão, e é esterilizada por uma lâmpada de luz ultravioleta, sendo bombeada novamente para o chuveiro.
Outra vantagem desse chuveiro é sua economia de energia elétrica, pois a água é esquentada no momento em que o registro do chuveiro é aberto. O kit do produto foi lançado na Europa, no mês de março deste ano, por um preço de 1.500 euros, sem incluir o custo da instalação.
Foto: Reprodução Youtube

Após criar a própria moeda, cidade brasileira não tem roubo e assassinato há 1 ano



A tranquilidade é o orgulho dos moradores de São João do Arraial, município de pouco mais de 7 mil habitantes, a 250 km de Teresina, no Piauí.Há um ano a cidade não registra homicídio nem assaltos, isso tudo com apenas 3 policiais trabalhando no município. 
O motivo da calmaria é a criação da própria moeda, o “cocal”, que movimenta a economia de São João do Arraial.Com o cocal as pessoas pagam contas, recebem salário, bolsa família e até fazem empréstimos.
Antes da moeda própria, São João do Arraial não tinha agência bancária. Os moradores tinham que ir para municípios vizinhos pagar contas e isso prejudicava a circulação de dinheiro na cidade.
Hoje existe o Banco dos Cocais e o cocal representa 30% do dinheiro que circula em São João do Arraial.
Descontos
A moeda tem o mesmo valor do real, mas com maior poder de compra graças aos descontos oferecidos em todos os estabelecimentos comerciais do município.
Se um produto custa R$ 10, pagando com a moeda social, custará C$ 9.O desconto é possível porque, para cada cocal emitido, há um lastro de um real garantido pela organização financeira comunitária.
As cédulas são estampadas com ícones da cultura e economia local, além possuir um selo que dificulta a sua falsificação.
Foto: Reprodução TV Globo

Os aparelhos que gastam mais energia no modo de espera




A maioria de nós sabe que deve desligar os aparelhos eletrônicos quando não estivermos usando, mas quais são os que consomem mais energia no modo de espera?
WA Today encontrou os principais vilões da sua conta de luz, que incluem sistemas de ar condicionado, aquecedores a gás, micro-ondas e decodificadores de companhias de satélite.
No Reino Unido, a Energy Saving Trust (uma organização que se dedica a promover mais eficiência em energia) estima que desligar os aparelhos que não estão em uso pode gerar uma economia de 80 libras por ano. Impressoras e roteadores Wi-Fi ligados o tempo todo, por exemplo, podem custar até 20 libras por ano cada um.
Aparentemente, carregar o seu celular é um dos itens que não pesa na sua conta.
Mesmo que você carregue seu aparelho todos os dias até duas vezes por dia, provavelmente não está gastando tanta energia quanto pensa.
A revista Forbes estima que um smartphone padrão, com uma bateria de 1,440mAh (como a do iPhone 5) gaste apenas 2.000 watts-hora de energia por ano.
Em preços do Reino Unido, esse custo seria de 28 centavos, segundo a Energy Saving Trust.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Você usaria? Pulseira dá choque para avisar que você está gastando muito




Se está difícil controlar o impulso de comprar, uma pulseira pode te dar uma ajudinha. A invenção, da empresa de tecnologia britânica Intelligent Environments, vai te dar um choque para avisar que você está gastando muito.
O “banco da internet das coisas", como é chamado na Inglaterra, detecta automaticamente gastos excessivos e, em seguida, dá um choque elétrico no usuário por meio da pulseira. Se trata de um canal conectado à uma conta bancária ou a um cartão de crédito, que transmite as informações para a pulseira.
O usuário define um limite mínimo de saldo bancário e, quando a conta estiver perto desse valor, recebe uma mensagem no celular. Se mesmo assim não respeitar o limite, ele recebe um choque de 225 volts no pulso para que não tente comprar algo. A ideia é que, com o tempo, os choques condicione  o cérebro para controlar melhor os gastos.
E quando a pulseira chegará ao Brasil? Ainda não há previsão. Até mesmo entre os bancos e operadoras de cartões da Inglaterra o dispositivo é uma novidade e está sendo avaliado com certo cuidado. 
Foto: Reprodução


6 dicas para ter um sinal melhor no seu iPhone



Quem nunca teve dificuldade para encontrar sinal para seu iPhone? Mas não se desespere, pois ensinaremos alguns truques para que você não pense em cancelar seu contrato.
Vale muito a pena tentar estas opções antes de instalar aplicativos que prometem melhorar seu sinal, mas são caros e raramente são confiáveis.
Experimente trocar para 2G
Se você estiver com problemas de sinal no seu telefone e seu principal objetivo for receber chamadas e mensagens de texto, pode ser uma boa mudar para o sinal 2G.
Para fazer isso, vá nas configurações do seu iPhone, selecione a opção “Mobile”, depois “voz e dados” e selecione 2G.
Isso forçará seu aparelho a usar a rede 2G, que é muito mais lenta para dados, porém mais confiável na hora de mandar SMS e fazer chamadas.
Use o modo avião
Às vezes, o problema é que o aparelho está tentando captar um sinal de uma antena “fraca”.
Se você ativar o modo avião (o que é mais rápido do que desligar), seu iPhone terá que se reconectar e, com sorte, encontrará um sinal mais forte.
Procure o melhor sinal possível
Uma forma bem científica de se fazer isso é experimentar o modo de teste de campo da Apple, que oferece informações detalhadas sobre o tipo de sinal que você está recebendo e sobre a possibilidade de acessar um sinal mais forte.
No seu iPhone, digite ‘*3001#12345#*’, e aperte o botão ‘iniciar chamada’.
Isso colocará seu aparelho no modo de teste de campo. Mantenha pressionados os botões de Ligar e Bloquear até sua tela mudar.
Depois disso, pressione o botão home por seis segundos.  Isso faz você voltar para a tela inicial, mas agora sua barra de sinal trará uma numeração.
Os números serão mostrados em negativo. Quanto maior o número, melhor será o seu sinal.
Assim, por exemplo, uma classificação entre -40 e -77 é um sinal contínuo, enquanto sinais acima de -100 serão fracos e inconstantes.
Caso queira desativar esta opção novamente e voltar a enxergar apenas as barrinhas de sinal, tudo que você precisa fazer é digitar *3001#12345#* e apertar o botão de chamada novamente.
Use um aplicativo
Alguns aplicativos, como o Opensignal, oferecem uma maneira de descobrir o motivo pelo qual seu sinal está ruim e até fornecem algumas opções de como resolver isso.
Este app, em particular, mostra a qualidade do sinal que você está usando no momento, bem como a intensidade dele para voz e dados.
O botão “atualizar” faz com que seu celular procure outros sinais disponíveis.
Tente ir para um lugar mais alto e abra a janela
A ideia aqui é conseguir desimpedir tanto quanto possível o caminho entre a antena que fornece seu sinal e o seu aparelho.
Esta dica funciona muito bem em determinados locais do país e pode melhorar consideravelmente o seu sinal de celular.
Algumas barreiras físicas são muito eficientes em interferir em sinais de celular.
Apele para a bruxaria
Nós não estamos muito certos de que esta dica funciona, mas muitas pessoas juram que a recepção do iPhone melhora quando você coloca o aparelho em um copo.
Sinceramente, se isso funciona, não temos ideia do motivo.
Algumas pessoas também alegam que tirar o aparelho da capinha e colocar um fone de ouvido Bluetooth nele permite que a antena capte melhor o sinal.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Como evitar o desperdício! Brasileira passa 30 dias comendo coisas do lixo para alertar sobre o desperdício




Um terço dos alimentos produzidos vão parar no lixo todos os anos. O dado é alarmente  e chama atenção para o problema com desperdício. Sendo a maior perda (45%) de hortifrútis, mas será que não dava mesmo para comer aquela banana que parecia passada? E aquele tomatinho meio enrugado, não daria um molho para macarronada?
Essa dúvida acometeu a estudante Marilu após ser convidada por um amigo para buscar comida no lixo de um supermercado durante um intercâmbio. Foi o primeiro contato dela com Dumpster Diving o ato de procurar coisas úteis no lixo. Desde então, a ideia ficou na cabeça da jovem, que acaba de lançar o projeto Virando Latas, em que se propôs a comer coisas encontradas no lixo durante 30 dias.
O desafio começou no fim de abril e segue firme Além da comida retirada do lixo, ela também vai comprar itens básicos para preparação dos pratos no supermercado (arroz, macarrão, farinha, temperos, etc). A maior parte dos alimentos coletados são aqueles descartados por questões estéticas, apesar de serem aptos para consumo. Marilu está mostrando sua rotina por meio do Snapchat marilucp, para quem quiser acompanhar de perto tudo o que ela tem comido nestes dias.
Também é possível ver algumas aventuras dela “no lixo” e os pratos preparados com os alimentos que ela encontra por meio da página Virando Latas, no Facebook. Apesar disso, “nem todo os alimentos que vão para o lixo são próprios para o consumo“, diz uma das publicações. Ou seja, é preciso bom senso na hora da escolha e, principalmente, na hora de jogar comida fora.


domingo, 22 de maio de 2016

Contribuinte corre ao INSS para calcular aposentadoria



São Paulo, 22 - As discussões sobre a reforma nas regras da Previdência, defendida pelo novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, causa preocupação entre quem está próximo de atingir o limite mínimo para se aposentar ou já reúne condições para solicitar o benefício no INSS. O principal receio é de que uma modificação nas regras altere o tempo mínimo de contribuição ou desvincule benefícios, como o do reajuste do salário mínimo.

A reportagem esteve na sexta-feira em uma agência do INSS do centro de São Paulo e, por uma hora, presenciou parte dessas preocupações. Cinco entrevistados relataram terem ido ao local motivados pelas discussões em Brasília, sendo que três não tinham agendado o atendimento no site do INSS, uma exigência do órgão. Todos procuravam calcular o tempo de contribuição para tentar adiantar o processo de aposentadoria.

“Eu ouvi falar que os caras (do governo federal) querem mudar a idade para se aposentar e corri para cá”, disse Gilson Alves da Silva, de 59 anos. Técnico em manutenção de ar-condicionado, ele tem 35 anos de contribuição - tempo suficiente para entrar com o pedido de aposentadoria. Mas tem receio de que uma nova legislação o obrigue a trabalhar por mais tempo. “Só não quero contribuir mais para um benefício que nem sei quando terei.”

Esse tipo de dúvida tem sido frequente para Willi Fernandes, consultor jurídico do Centro Paulista de Apoio aos Aposentados e Servidores Públicos (Cepaasp). “Desde quinta-feira retrasada, quando o novo governo assumiu, recebo ligações para consultas sobre o futuro da aposentadoria”, diz o advogado, que também registrou aumento na procura por parte de quem já é beneficiário da Previdência. “Muita gente está preocupada com a desindexação do benefício ao salário mínimo. Hoje, 65% dos aposentados recebem só um salário mínimo.”

A advogada Marta Gueller, especialista em previdência social, precisou reforçar os atendimentos telefônicos do escritório. “Os clientes querem fazer o cálculo para começar o processo”, diz. A especialista tem sugerido calma aos clientes. “Eu digo sempre que o governo vai ter de criar uma regra de transição, no caso de mudanças. E quem já atingiu o limite por idade tem direito adquirido, uma cláusula pétrea da Constituição. Para quem não tem a idade mínima, não adianta nada começar um processo agora”, afirma. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

Vai comprar um carro? Não caia nessas pegadinhas





Vai comprar um carro? Não caia nessas pegadinhas

Anúncios de carros online oferecem, normalmente, preços imperdíveis, mas ao mesmo tempo podem conter muitas pegadinhas. Letras miúdas, promoções que não agregam em nada e elementos que só são descobertos na compra do veículo poderiam ser evitados se uma checagem tivesse sido realizada previamente e se a pessoa estivesse atenta aos erros mais comuns nas propagandas.

Raphael Galante, economista e consultor da Oikonomia Consultoria Automotiva, conta algumas das principais pegadinhas feitas por anúncios de veículos para que você evite possíveis transtornos na compra do seu:

Promoções de financiamento

Muitas lojas oferecem o benefício de financiar o veículo com “taxa zero de juros”. A primeira reação do consumidor é a surpresa, que é seguida por uma felicidade instantânea e passageira: “Você pensa: ‘nossa, que lindo!’, mas não, porque precisa pagar 80% de entrada e pagar o saldo em 12 meses”, diz Galante. E completa: “O juro realmente é zero, mas não ajuda em nada”.

Letras miúdas

As letras miúdas são um dos grandes problemas enfrentados pelos consumidores. Ao invés de propagandas claras e precisas, informações importantes, que podem alterar totalmente a vantagem do produto anunciado, são escritas em lugares pouco visíveis e com letras praticamente ilegíveis.

Na maioria das vezes as promoções parecem excelentes e o consumidor fica tentado a comprar o veículo naquele instante. O que acontece, porém, é que apenas as letras garrafais são levadas em consideração, e o consumidor se sente enganado quando vai à loja e descobre que o carro anunciado não era a versão que ele queria, mas uma outra. “A propaganda não está errada, a pessoa só precisa ler as entrelinhas”, afirma o consultor.

Ausência de estoque

Você está navegando na web e aparece um pop-up anunciando um carro que está à venda. Vamos supor que você ficou interessado e vai à loja conferir o veículo. Chegando lá, porém, o vendedor só possui um modelo mais recente daquele automóvel, e aquele que você havia visto no anúncio já encontra-se “esgotado”. Consequentemente, o valor do carro aumenta, já que ele não possui as mesmas características do produto anunciado.

Essa é, segundo Raphael, uma das pegadinhas mais comuns entre os anúncios de carros e tem como objetivo atrair o consumidor para a loja. “Quando você chega na loja eles falam: aquele lá já foi vendido, mas temos esse outro, mais novo e com alguns adicionais”, comenta.

Falta de checagem

Uma checagem das informações é indispensável na hora de comprar um veículo online, principalmente se o automóvel é usado. É preciso verificar se os pagamentos estão em dia, se não há possíveis multas e se não há bloqueios administrativos no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Checar itens como quilometragem, assim como, solicitar os comprovantes de pagamento do IPVA e do DPVAT também são importantes.

Foto: Flickr/Divulgação
InfoMoney