quarta-feira, 1 de junho de 2016

Ônibus "do futuro"permite que carro passem por baixo dele



Faixa exclusiva e rodízio de carros são ideias que já não resolvem tanto o problema do trânsito nas grandes cidades. Pensando nisso, a China pensou  um ônibus que pode transitar acima dos veículos. Ele será testado este ano em Pequim. 
O ônibus gigante tem altura suficiente para permitir que os carros passem por baixo dele. Ele tem a largura de duas faixas de tráfego e os motoristas poderão dirigir abaixo dele, desde que seus veículos tenham menos de dois metros de altura.
A velocidade do ônibus é de 60 km/h e a capacidade é de 1.400 passageiros.Uma versão dele foi exposta na 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia em Pequim no mês de maio. 
O anúncio do projeto foi feito pela Xinhua, agência de notícias estatal da China. Os testes devem começar até o mês de agosto. 
Vantagens
O engenheiro Song Youzhou, que tem trabalhado no projeto há seis anos, diz que entre os pontos positivos do projeto está a redução da poluição, que na China tem níveis alarmantes. “O ônibus tem a mesma função do metrô, mas custa apenas 16% do que custaria um metrô”, afirmou o engenheiro.
Song Youzhou garante que o tempo de fabricação do ônibus também é menor.“Nosso ‘straddling bus’ é tecnologia para mudar drasticamente o sistema de trânsito na China”, avalia o engenheiro.
Foto: Reprodução youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário