quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Iniciando um negócio


Se você já sabe em que quer trabalhar, a minha dica para começar é: pesquise, pergunte, observe.
Pesquisando: procure obter  informações sobre o ramo de atividade que você quer atuar. Informações do tipo: qual a melhor localização, fluxo de pessoas, espaço necessário para realizar o trabalho, se tem demanda para o tipo de negócio que quer montar, qual a margem de lucro, qual é o custo do produto, se o preço é compatível com o da concorrência, etc.
Pergunte: procure saber junto a  possíveis clientes quais são as necessidades deles dentro do ramo em que você quer atuar, o que a concorrência deixa a desejar na opinião dos clientes, qual é a frequência de consumo do seu produto, etc.
Observe: como trabalha a concorrência, se os clientes estão satisfeitos com os serviços/produtos  oferecidos pela concorrência, se há clientes potenciais no mercado (mercado saturado ou ainda há espaço para mais uma empresa do ramo?)
Depois de decidir por montar uma empresa, procure o serviço de um órgão( Sebrae) ou pessoa (contador ou outro empresário com mais experiência) que possa orientá-lo nos controles de funcionamento de uma empresa. (plano de negócios , previsão de faturamento, fluxo de caixa, etc.)
Quanto mais mais informações você obtiver, melhor, pois você estará no mercado competindo com empresas que já tem experiência.
O mercado de negócios é muito competitivo, mas vale a pena lutar, com segurança, paciência e persistência, dá para alcançar o sucesso! 

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário